Facebook Pixel
Branqueamento dentário

A Estética Dentária é a área da Medicina Dentária que se dedica a diferentes tratamentos dentários estéticos, actuando na correção de dentes fraturados, lesionados por cárie, manchados, correcção de diastemas (espaços existentes entre os dentes) e na realização de tratamentos de branqueamento. Atualmente, recorrendo a técnicas e materiais de última geração, a Estética Dentária permite fazer alterações subtis nos dentes de modo a devolver-lhe um sorriso bonito e natural, contribuindo para uma melhoria da sua autoestima.

Facetas dentárias

Tipos de tratamento estético

  • Branqueamento dentário
  • Facetas estéticas
  • Restaurações estéticas

Branqueamento dentário

O branqueamento dentário é um procedimento utilizado para clarear os seus dentes, tornando-os mais brancos. Pode ser feito em consulta e no domicílio e, em alguns casos, as duas técnicas podem ser usadas de forma complementar:
Quando o branqueamento dentário é realizado em consulta, é aplicado um gel na superfície dentária, durante cerca de 1 hora, que é ativado por laser;
No domicílio pode ser usada uma moldeira/goteira feita à medida, onde é colocado um gel branqueador e que cada um aplica na boca, de acordo com as instruções dadas pelo médico para o seu caso específico.
Aconselhe-se sempre com o seu médico dentista sobre a técnica de branqueamento mais adequada para o seu caso específico.

Facetas estéticas

As facetas estéticas são capas muito finas em cerâmica ou compósito que são aplicadas sobre os dentes naturais para corrigir a sua forma e/ou cor. As facetas são uma solução conservadora e com muitos bons resultados estéticos para uma grande variedade de problemas dentários. Muitas vezes são usadas em combinação com técnicas de branqueamento dentário.

Restaurações estéticas

Através da utilização de materiais da cor mesma cor dos dentes naturais, é possível restaurar dentes fraturados e lesões dentárias causadas por cáries com excelentes resultados estéticos e também clínicos.

Preguntas frequentes

Posso branquear os meus dentes?

O branqueamento provoca danos no esmalte?

Não, este é um dos mitos que deve ser desmentido. O esmalte permanece intacto. A única coisa que pode acontecer é um aumento da sensibilidade dentária, que desaparece após o fim do tratamento.

Quanto tempo dura o efeito de um branqueamento?

Depende da alimentação e hábitos da pessoa, nomeadamente do tabaco, do chá, do café, do vinho tinto, dos frutos vermelhos, do caril, dos espinafres e de outros corantes diminuem a duração do branqueamento. Mas, quando se branqueia a dentina em profundidade e se mantêm bons hábitos, o seu efeito pode durar entre cinco a dez anos.

Quais os defeitos dos dentes que podem ser corrigidos com coroas e facetas?

A coroa dentária é um revestimento de cerâmica ou metal-cerâmica que cobre a totalidade das faces dentárias, enquanto a faceta cobre apenas a face vestibular, a face mais visível dos dentes. As facetas estão sobretudo indicadas para a resolução de problemas como a cor (quando o branqueamento não é satisfatório) e forma (pequenas más posições dentárias) de dentes vitais (em bom estado). Quando o dente já está desvitalizado, a opção é a coroa.

Quanto tempo duram, em média, as facetas?

Com a correta higiene oral e acompanhamento clínico, entre 20 a 25 anos.

Quer saber mais sobre
estética dentária?