Facebook Pixel
Doença periodontal

A Periodontologia é a área da Medicina Dentária que se dedica a diagnosticar e tratar doenças das gengivas e dos tecidos que suportam os dentes, respetivamente gengivite e periodontite, cujos sintomas mais frequentes são inflamação e sangramento, alteração de cor e da posição da gengiva, aumento da sensibilidade dos dentes, mobilidade dentária, mau hálito, entre outros.

Tratamento periodontal

Quais os principais sintomas da doença periodontal?

• Sangramento espontâneo da gengiva ou durante a escovagem;
  • Aparecimento de pus na gengiva;
  • Mau sabor ou mau hálito;
  • Gengiva muito vermelha
  • Retração da gengiva;
  • Alteração da posição dos dentes;
  • Mobilidade dentária.

Que tratamento existe?

O tratamento da doença periodontal depende de caso para caso. O objetivo é eliminar as bactérias responsáveis pela doença. No caso de uma gengivite, o tratamento é mais simples: em alguns casos poderá ser apenas necessário uma melhoria da higiene oral, enquanto noutros teremos de realizar um tratamento de profilaxia (de limpeza), extremamente rápido e de fácil execução.

Caso se trate de uma periodontite, além do tratamento profilático é também necessário remover o tártaro presente na bolsa periodontal, não visível aos nossos olhos. Se através deste procedimento não conseguirmos diminuir consideravelmente a profundidade da bolsa, teremos de averiguar a necessidade de realizar uma cirurgia periodontal corretiva. Quando tivermos a doença totalmente controlada, poderemos iniciar a fase de manutenção, para que a doença não se agrave.

A periodontite é uma doença crónica que exige um controlo regular, sempre aliado à motivação do doente para a higiene oral. Esta é uma doença muitas das vezes silenciosa, daí a necessidade de visitas regulares ao médico dentista para que possa ser detectada numa fase inicial.

Preguntas frequentes

Qual a causa da doença periodontal?

Com que idade posso ter doença periodontal?

A forma mais frequente aparece nos adultos, iniciando-se em idades jovens por volta dos 30 anos. Geralmente quanto mais jovem é a pessoa, maior a probabilidade de aparecimento de uma forma grave de periodontite e que necessita de mais cuidados. Raramente a doença periodontal afecta crianças, mas quando aparece são formas graves que ameaçam de forma séria a dentição e inclusive a própria saúde geral.

É normal que a gengiva sangre?

O sinal que mais precocemente nos avisa da existência de problemas na gengiva é a ocorrência de sangramento gengival espontâneo ou após a escovagem. Uma gengiva que sangra pode apresentar uma gengivite (forma menos grave) ou uma periodontite (forma mais grave). Em casos particulares, como quando associado à toma de certos medicamentos ou em certas doenças, pode haver uma maior tendência ao sangramento gengival.

A doença periodontal tem cura?

O tratamento da doença periodontal consegue suster o avanço da doença, mas não consegue, na maioria dos casos, curar no sentido de repor os tecidos perdidos. Por outro lado, a periodontite é uma doença crónica, pelo que é fundamental as consultas regulares de manutenção. Caso contrário, a doença volta a reactivar-se. Nas formas mais agressivas, como nos casos que aparecem em crianças ou adultos jovens, em fumadores de mais de 20 cigarros por dia, ou em algumas doenças sistémicas, como a diabetes não controlada, o tratamento pode não resultar no controlo total da doença, mas no seu avanço mais lento.

A escovagem normal é suficiente para prevenir a doença periodontal?

Não. Como a escova não alcança os espaços interdentários, é necessário usar o fio dentário ou os escovilhões interdentários para manter esses espaços livres de placa bacteriana. Contudo, a utilização destes instrumentos, no início, é difícil e morosa, requerendo alguma aprendizagem e prática. Se ao aplicar o fio dentário sentir mau hálito, significa que esse espaço contém bactérias responsáveis pelas alterações da sua gengiva. Esse cheiro será pior quanto mais tempo passar entre cada higienização interdentária.

Quer saber mais sobre o
tratamento periodontal?